Rejeição
Rejeição 999: Erro não catalogado
Esse problema na maioria das vezes ocorre por alguma falha, indisponibilidade ou intermitência na SEFAZ. O motivo “999” é um retorno genérico para uma falha que não possui uma mensagem padrão mapeada, ou para exceções e falhas na aplicação da SEFAZ. Normalmente esse retorno acaba por indicar que a SEFAZ está indisponível ou se ficará em breve.
Não há uma situação específica para a ocorrência dessa rejeição.
Como Resolver
Nessa situação, deve-se acionar a SEFAZ para verificar o motivo do problema. Outra alternativa é aguardar a normalização, pois em quase todos os casos, a mesma NF-e que foi rejeitada pelo motivo “999 – Erro não catalogado”, ao ser reenviada a SEFAZ, é autorizada.
Confirmado ser um uma indisponibilidade da SEFAZ, pode-se ainda ativar a contingência para a emissão.
NFe e NFCe
- Edite a NFe ou NFCe;
- Aba Geral;
- Campo Tipo de Emissão altere para a opção 7 – Contingência SVC RS
- Clique em Salvar
- Uso o botão Enviar
CTe
- Edite o CTe;
- Aba Geral;
- Aba Dados do CTe;
- Campo Tipo de Emissão altere para a opção 7 – Contingência SVC RS
- Clique em Salvar
- Uso os botões Assinar e Transmitir