Problema
Como fazer a emissão de uma nota?
Como Resolver
- Acesse Menu -> Faturamento -> NFe.
- Clique no botão Adicionar.
- Aba Geral: Confira as informações de Série, Número, Tributação, Data entrada/saída, Situação, Tipo de Emissão, Finalidade de Emissão, Condição, Indicador de presença, e CFOP, pois estes campos são obrigatórios para preenchimento na emissão. Um ponto importante nesta aba é que confira o campo Identificador de local de destino da operação, ele sempre vem preenchido por padrão com a opção de identificar pela UF do destinatário, portanto, se você for emitir uma nota para uma empresa fora do estado, mas a entrega for estadual ou vice-versa, preencha este campo conforme a necessidade.
- Aba Destinatário/Remetente: Identifique o cliente, caso este já esteja cadastrado no sistema, se não tiver, basta clicar no botão + Cliente que se abrirá uma tela para cadastrar. Depois de salvar ele será selecionado. Verifique se não ficou nenhum campo obrigatório sem preenchimento. Todos os campos obrigatórios do sistema apresentam o sinal “*” depois do nome do campo.
- Aba Produtos: Clique no botão + Adicionar para cada produto que deseja inserir na nota, será aberta uma janela para identificar o produto, digite o número de fábrica, descrição ou marca do produto (campo Produto) e o sistema vai trazer as informações do cadastro, caso não tenha o produto cadastrado, clique na seta logo ao lado onde são digitados os dados, aparecerá um botão para adicionar um novo produto: + Novo Produto. Apos selecionar o produto, vá até a aba tributos e clique no botão Conjunto de Impostos, ele vai preencher os impostos para você, de acordo com o que foi especificado no produto. Volte na aba Geral e clique em salvar. Repita o processo para todos os produtos que for colocar na nota. Eles serão listados nesta mesma aba.
- Aba Formas de pagamento: Especifique o Meio de pagamento, Indicador da Forma de Pagamento e Valor do Pagamento. Clique em Salvar. Observe que o pagamento será adicionado mais embaixo. Repita o processo se houver mais de uma pagamento.
- Aba Duplicatas: Estas informações são adicionais, mas se quiser preencher vai aparecer na Danfe, na parte de duplicatas. Caso preencha, é obrigatório Data de vencimento e Valor. Clique em Salvar.
- Aba Transporte: Confira a Modalidade do frete e preencha as opções de endereço para entrega, caso for necessário. Observe também que você pode especificar o volume na aba Volumes, dentro desta aba Transporte.
- Aba Notas Referenciadas: Caso necessário, você poderá referenciar notas nesta aba, basta digitar a chave da nota e clicar em + Adicionar, ou importar a entrada por número da nota ou fornecedor.
- Aba Informações Adicionais: Preencha as Informações complementares de interesse do contribuinte, estas informações constarão no campo INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, do DANFE.
- Aba Autorização Download: Neste campo é possível digitar o CNPJ ou CPF das pessoas autorizadas para o download do XML da NF-e, limitado a 10 registros, que devem ser separados por vírgula e sem caracteres especiais.
- Após o preenchimento das informações, clique em Salvar, caso o botão esteja desabilitado, clique em !Ver Status do Formulário que o sistema trará a relação de campos obrigatórios que ainda não foram preenchidos.
- Salvo a nota, o sistema criará o registro na grid de notas, porém esta ainda não está enviada. Para fazer o envio, marque a nota que deseja enviar e clique no botão Enviar, que aparece logo acima, confirme o envio e observe que a nota mudará o Status para Emitida.
- Se estiver configurado se e-mail em Menu -> Configurações -> Parâmetro (Aba Configuração de E-mail), a automação estiver ligada em Menu -> Configurações -> NFe NFCe (Aba Automatização, campo Enviar e-mail ao destinatário após Transmissão da NFe), além do e-mail do cliente estar cadastrado, as notas serão enviadas automaticamente na transmissão.